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    Editais e documentos referentes aos processos seletivos para ocupação dos imóveis residenciais pertencentes á Fundação Universidade de Brasília destinados a moradia dos seus servidores. Clique  aqui para acessar

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    Inscrição: clique aqui para acessar o link para se inscrever   Servidores do quadro da Fundação Universidade de Brasília (FUB), incluindo docentes e técnicos-administrativos, bem como aqueles em processo final de redistribuição ou contratação para compor o quadro permanente, poderão se inscrever. No entanto, não poderão participar servidores em exercício com tempo parcial, proprietários de imóveis residenciais no Distrito Federal e seus dependentes, professores substitutos, pesquisadores associados, e servidores cedidos, exceto os especificados no Parágrafo único do Art. 2º da CD-FUB 0005/2016.

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    O Decano de Assuntos Comunitários, no uso de suas atribuições legais, torna público o EDITAL DE CLASSIFICAÇÃO DE CANDIDATOS à ocupação dos imóveis residenciais pertencentes a Fundação Universidade de Brasília destinados à moradia dos seus servidores, de acordo com as disposições a seguir. Clique aqui para acessar o edital

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    Por força de ofício e dever de comunicar, o DAC vem a público divulgar o que se segue, estando à disposição para administrar o que for possível. CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O DOCUMENTO  

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    O Decanato de Assuntos Comunitários (DAC) vem a público dar conhecimento, a bem da verdade, do Despacho nº 11686/2024, no PA nº 1.16.000.004220/2022-19, recém exarado, na data de 20/08/24, do Ministério Público Federal, a partir de demanda da Associação dos Estudantes Moradores da Casa do Estudante da Pós-Graduação da UnB sobre o suposto sucateamento da política de assistência aos estudantes da Pós-Graduação, sobretudo a moradia estudantil.O despacho encontra-se no SEI 23106.140813/2022-72, disponibilizado no site do DAC: https://www.dac.unb.br/images/Despacho_11686_2024.pdf_MPF_AE_PG.pdfApós dois anos de diligências, o eminente Procurador da República João Gabriel Morais de Queiroz emitiu as conclusões que sumarizamos a seguir (dentre outras, para o que recomendamos que leiam o documento na íntegra):- o programa de moradia estudantil da pós-graduação está devidamente regulamentado pela UnB;- o tratamento diferenciado para a disponibilização apartamentos para pessoas que se identificam com a identidade de gênero masculina e feminina encontra-se devidamente justificado;- a Política de Assistência Estudantil, o uso de recursos e ações realizadas podem ser consultados nos Relatórios de Gestão Anual aprovados pelo CAD-UnB (https://www.dac.unb.br/transparencia; https://www.dpo.unb.br/index.php?option=com_content&view=article&id=46&Itemid=816);- supostos problemas quanto ao tratamento conferido aos estudantes de PG devem ser tratadas de maneira pontual, diante dos casos concretos apresentados, não sendo possível adotar providências com base em imputações absolutamente genéricas;- as normas existentes preveem diversos instrumentos de participação da comunidade discente nas decisões do DAC;- estão previstas regras para tratar dos pontos levantados na representação que poderão ser melhor analisados caso a caso, com vistas a aferir o descumprimento ou não das regras existentes;- nas questões de gênero, a UnB segue a Resolução CAD 0054/2017, que regulamenta o uso do nome social;- a ocupação de vaga nos apartamentos da PG da UnB não é definida pelo sexo biológico, sendo garantida conforme a identidade de gênero expressa pelo sujeito discente no ato da inscrição no edital público de seleção;- UnB oferece processos de acolhimento, monitoramento, acompanhamento e encaminhamento às redes de atendimento de serviços de responsabilidade do Estado Brasileiro, por meio das Diretorias do DAC;- em casos de faltas disciplinares discentes, a IN DAC 1/2023 prevê o rito a ser seguido no processamento das representações levadas ao seu conhecimento;- casos mais graves em que as ocorrências, para além de faltas disciplinares, revelem a prática de crime, a referida IN traz expressamente, o dever de a autoridade competente levar o fato ao conhecimento do Ministério Público, independentemente da instauração de Processo Administrativo Disciplinar;- quanto à iluminação, a UnB informou que no segundo semestre de 2023 a INFRA instalou refletores no perímetro da Casa do Estudante da Pós-Graduação;- "a Casa do Estudante da Pós-Graduação possui agente de portaria 24 horas que monitora o acesso", conforme informado, exercendo controle de acesso à área privativa do prédio, em especial aos apartamentos dos estudantes;- a colocação de barreira que impeça o acesso de terceiras pessoas ao prédio não se mostra possível, em razão das próprias peculiaridades locais (patrimônio histórico); além do que "a Casa do Estudante da Pós-Graduação possui agente de portaria 24 horas que monitora o acesso", exercendo controle de acesso à área privativa do prédio.Quanto à demais demandas, generalistas, o eminente procurador afirma que essas questões devem ser tratadas de maneira pontual, não sendo possível adotar providências com base em imputações absolutamente genéricas, e estão previstas regras para tratar dos outros pontos levantados na representação, de modo que, poderão ser melhor analisadas caso a caso, com vistas a aferir o descumprimento ou não das regras existentes”.E conclui:“Desse modo, tenho que a maior parte das questões tratadas nestes autos já se encontram devidamente esclarecidas, não havendo razão para dar continuidade nestes autos.Ao final, o douto procurador determina tão somente que (a) a UnB informe se existe alguma inspeção prevista para ser realizada na Casa do estudante da Pós-Graduação; e (b) seja oficiado ao Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal solicitando a realização de vistoria técnica das condições de segurança contra incêndio e pânico, previstos no RSIP- DF, ou justifique a impossibilidade de fazê-lo.Para um debate de efetiva qualidade, o DAC conclama a comunidade para ler o relatório da Ação 4002 (PNAES, Incluir e Promisaes), academicamente trabalhados, efetivamente baseado em evidencias, e aprovado nas instâncias devidas, disponível no sitio: https://www.dac.unb.br/images/RELATRIO_AO_4002_2023_F.pdfPor fim, o DAC convida toda a comunidade para tratar os temas sensíveis da assistência estudantil com a seriedade que eles requerem, evitando-se incorrer em discursos caluniosos ou injuriosos, nem desqualificadores do/as trabalhadore/as públicos que se dedicam a seu aperfeiçoamento, preferencialmente baseadas em dados comprovados, como os recorrentemente apresentados. Brasília, 26 de agosto de 2024.Decanato de Assuntos Comunitários _________________ Você Sabia? (Dados do Relatório 2023). Veja muitos mais...✓ A UnB é uma das poucas Universidades Federais que possuem Casa do Estudante para Pós-Graduação.✓ Todos o/as estudantes que se inscreveram no moradia pecúnia, e eram perfil, foram atendidos em 2023.✓ Todos o/as estudantes que se inscreveram nos editais de Inclusão Digital receberam R$1500,00 (2021) ou R$2.000,00 (2022) para compra de computador.✓ Em 2016, a assistência estudantil atendia 5635 estudantes, em 2023 atendemos 9597 e em 2024 ultrapassaremos 11.000.✓ Nos últimos 3 anos, com recursos de emendas parlamentares, foi possível fazer melhorias estruturais nas Casas do Estudante da Graduação e da Pós, e ainda oferecer pela primeira vez auxílios temporários adicionais (Socioeconômico, Creche e Saúde Mental) na Grad e PG.✓ O índice de diplomação dos estudantes da assistência estudantil da UnB é maior que 70%, e que mais de 80% dos estudantes da assistência estudantil possuem IRA maior que 3. Inclusão, permanência e diplomação!

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As atividades do Decanato de Assuntos Comunitários (DAC) são desenvolvidas por meio de cinco diretorias e uma coordenação. A vasta oferta de serviços se reflete na pluralidade das unidades de atendimento, que têm em comum a preocupação com o bem-estar das pessoas e o desenvolvimento da comunidade. 

 

Veja quais são as diretorias e unidades do DAC: 

 

Diretoria de Acessibilidade (DACES)

O objetivo da Diretoria de Acessibilidade - DACES é estabelecer uma política permanente de atenção às pessoas com deficiência e/ou necessidades educacionais específicas na UnB e assegurar sua plena inclusão à vida universitária. Para tanto, as atividades desenvolvidas pela DACES visam propiciar e garantir condições para o desenvolvimento acadêmico dos estudantes por meio da consolidação de uma rede de apoio da Universidade e da garantia de uma prática cidadã. Entende-se que a construção de uma Universidade mais inclusiva se dá a partir da eliminação de barreiras e articulação entre unidades acadêmicas e administrativas da Universidade. 

 

Sinara Pollom Zardo
Diretora da DACES
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Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8712442846699651

 

Diretoria da Diversidade (DIV)

 A DIV foi criada pelo Ato da Reitoria nº 488, de 9 de maio de 2013, como uma das diretorias que compõem o Decanato de Assuntos Comunitários (DAC), fundamentada nos direitos humanos relativos aos valores da justiça, da liberdade, da solidariedade, da igualdade, da equidade, do combate ao preconceito, à intolerância e a todo tipo de violência e violações de direitos, com vistas à formação de valores ético-humanísticos, voltados à consolidação de uma sociedade justa e plural na qual prevaleça a convivência com a diversidade e o respeito às diferenças.
A Diretoria elabora, executa, monitora e avalia programas e ações voltadas ao respeito e ao convívio com a diferença, no sentido de assegurar os direitos da comunidade universitária em relação às questões de gênero, raça, etnia e orientação sexual.

 

Susana Xavier

Diretora da DIV
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Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9303167107416572

 

Diretoria de Desenvolvimento Social (DDS)

Esta diretoria é responsável pela operacionalização da Política de Assistência Estudantil, que tem por finalidade democratizar o acesso e a permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade social e econômica na Universidade. A DDS desenvolve estratégias de inclusão social, visando à permanência e a diplomação com qualidade de formação, evitando-se, assim, a retenção e a evasão do ensino superior destes estudantes. São programas desenvolvidos na diretoria: Bolsa-alimentação; auxílios socioeconômico, creche, transporte e emergenciais; bolsa-permanência do MEC e Moradia Estudantil. Além destes, a DDS promove acesso à Língua Estrangeira, Vale-livro e acesso a diversas ações ao longo do ano letivo, visando à integração e ao bem estar dos estudantes da assistência estudantil, como rodas de conversa, palestras, sarais, bazares, entre outros.

Eloisa Pereira Barroso
Diretora da DDS
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Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6579511690810109. 

 

Diretoria de Esporte e Atividades Comunitárias (DEAC)

Promover a integração da comunidade universitária por meio do esporte, do lazer e de ações culturais é missão da Diretoria de Esporte e Atividades Comunitárias (DEAC). A unidade constituída por três coordenações (Esporte, Arte e Cultura e Organizações Comunitárias) oferece numerosos serviços regulares e, sobretudo, apoia iniciativas conduzidas por estudantes, professores e técnicos. A DEAC é espaço permanentemente aberto para o bem-estar de quem vivencia a UnB. Conheça o que a Diretoria oferece e participe sempre que puder.

Cláudia Maria Goulart dos Santos

Diretora da DEAC
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Currículo Lattes:http://lattes.cnpq.br/7369995214198638

 

 

Diretoria do Restaurante Universitário (DRU)

O Restaurante Universitário tem como objetivo fornecer alimentação de qualidade e saudável, promovendo um ambiente de convivência para a comunidade universitária. Atende aos campi Darcy Ribeiro, Ceilândia, Gama, Planaltina e Fazenda.
As refeições são servidas nos seguintes horários: Café da manhã- 07h às 09h, Almoço - 11h às 14h30, Jantar - 17h às 19h30.

 

Cristiane Moreira da Costa

Diretora da DRU
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Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6700388904218444

 

Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária (DASU)

Criada em abril de 2019, a DASU tem como missão a coordenação de políticas e estratégias de atenção à saúde e à qualidade de vida da comunidade universitária. Realiza ações de prevenção, promoção de saúde e atenção psicossocial. A atuação da DASU é intersetorial, visando à elaboração conjunta de boas práticas, a construção de redes de cuidado e a implementação dos princípios de uma Universidade Promotora de Saúde (UPS).

 

Larissa Polejack Brambatti

Diretora da DASU
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Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9794510081314767