Saúde mental: Vamos cuidar de janeiro a janeiro?
O primeiro mês do ano traz muitas expectativas, início de planos e novos sonhos, bem como preocupações sobre os cuidados com a saúde mental.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde mental é "um estado de bem-estar no qual um indivíduo percebe suas próprias habilidades, pode lidar com os estresses cotidianos, pode trabalhar produtivamente e é capaz de contribuir para sua comunidade”. Tão importante quanto conversar sobre o que é saúde mental, seus tabus e mitos, é refletir sobre como cuidar dela. Isso envolve vários aspectos como alimentação saudável, exercício físico, lazer, descanso, relações sociais, atendimentos de saúde.
Apesar da maioria das publicações em redes sociais mostrar perfeição e alegria, é preciso lembrar que o sofrimento faz parte da natureza humana. Qualquer pessoa em algum momento da vida também pode desenvolver algum transtorno mental. Quando isso acontece, é importante procurar alguém acolhedor para conversar, buscar ajuda profissional e não esquecer de cuidar de si.
As demandas do dia a dia podem parecer infinitas, mas o nosso tempo e os nossos recursos não são. Portanto, lembre-se: é necessário fazer pausas, ter momentos de descanso e lazer. Vamos cuidar da saúde mental não só em janeiro, mas de janeiro a janeiro.
*Esse post é uma iniciativa da @dasu_unb e da Secretaria de Comunicação (Secom/UnB), em parceria com a @secsaudedf e o @crp01df.
Fonte: Instagram @unb_oficial e @dasu_unb