Cotidiano Menu Diretorias. Secom/UnB

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As atividades do Decanato de Assuntos Comunitários (DAC) são desenvolvidas por meio de cinco diretorias e uma coordenação. A vasta oferta de serviços se reflete na pluralidade das unidades de atendimento, que têm em comum a preocupação com o bem-estar das pessoas e o desenvolvimento da comunidade. 

 

Veja quais são as diretorias e unidades do DAC: 

 

 

Coordenação de Apoio às Pessoas com Deficiência (PPNE)

 

 O Programa de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais (PPNE) foi criado em 1999 e em 2017 se tornou a Coordenação de Apoio às Pessoas com Deficiência, vinculada ao Decanato de Assuntos Comunitários, sendo mantida a mesma sigla.
O objetivo do PPNE é estabelecer uma política permanente de atenção às pessoas com deficiência e/ou necessidades educacionais específicas na UnB e assegurar sua plena inclusão à vida universitária. Para tanto, as atividades desenvolvidas pela Coordenação visam propiciar e garantir condições para o desenvolvimento acadêmico dos estudantes por meio da consolidação de uma rede de apoio da Universidade e da garantia de uma prática cidadã. Entende-se que a construção de uma Universidade mais inclusiva se dá a partir da eliminação de barreiras e articulação entre unidades acadêmicas e administrativas da Universidade.

 

Diretoria da Diversidade (DIV)

 

 A DIV foi criada pelo Ato da Reitoria nº 488, de 9 de maio de 2013, como uma das diretorias que compõem o Decanato de Assuntos Comunitários (DAC), fundamentada nos direitos humanos relativos aos valores da justiça, da liberdade, da solidariedade, da igualdade, da equidade, do combate ao preconceito, à intolerância e a todo tipo de violência e violações de direitos, com vistas à formação de valores ético-humanísticos, voltados à consolidação de uma sociedade justa e plural na qual prevaleça a convivência com a diversidade e o respeito às diferenças.
A Diretoria elabora, executa, monitora e avalia programas e ações voltadas ao respeito e ao convívio com a diferença, no sentido de assegurar os direitos da comunidade universitária em relação às questões de gênero, raça, etnia e orientação sexual.

 

Diretoria de Desenvolvimento Social (DDS)

 

Esta diretoria é responsável pela operacionalização da Política de Assistência Estudantil, que tem por finalidade democratizar o acesso e a permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade social e econômica na Universidade. A DDS desenvolve estratégias de inclusão social, visando à permanência e a diplomação com qualidade de formação, evitando-se, assim, a retenção e a evasão do ensino superior destes estudantes. São programas desenvolvidos na diretoria: Bolsa-alimentação; auxílios socioeconômico, creche, transporte e emergenciais; bolsa-permanência do MEC e Moradia Estudantil. Além destes, a DDS promove acesso à Língua Estrangeira, Vale-livro e acesso a diversas ações ao longo do ano letivo, visando à integração e ao bem estar dos estudantes da assistência estudantil, como rodas de conversa, palestras, sarais, bazares, entre outros.

 

 

Diretoria de Esporte e Atividades Comunitárias (DEAC)

 

Promover a integração da comunidade universitária por meio do esporte, do lazer e de ações culturais é missão da Diretoria de Esporte e Atividades Comunitárias (DEAC). A unidade constituída por três coordenações (Esporte, Arte e Cultura e Organizações Comunitárias) oferece numerosos serviços regulares e, sobretudo, apoia iniciativas conduzidas por estudantes, professores e técnicos. A DEAC é espaço permanentemente aberto para o bem-estar de quem vivencia a UnB. Conheça o que a Diretoria oferece e participe sempre que puder.

 

 

Diretoria do Restaurante Universitário (DRU)

 

O Restaurante Universitário tem como objetivo fornecer alimentação de qualidade e saudável, promovendo um ambiente de convivência para a comunidade universitária. Atende aos campi Darcy Ribeiro, Ceilândia, Gama, Planaltina e Fazenda.
As refeições são servidas nos seguintes horários: Café da manhã- 07h às 09h, Almoço - 11h às 14h30, Jantar - 17h às 19h30.

 

Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária (DASU)

 

Criada em abril de 2019, a DASU tem como missão a coordenação de políticas e estratégias de atenção à saúde e à qualidade de vida da comunidade universitária. Realiza ações de prevenção, promoção de saúde e atenção psicossocial. A atuação da DASU é intersetorial, visando à elaboração conjunta de boas práticas, a construção de redes de cuidado e a implementação dos princípios de uma Universidade Promotora de Saúde (UPS).