+

Promoção integral da saúde é foco de política institucional. Conheça serviços e experiências de acolhimento disponíveis na Universidade

Confira a íntegra da matéria em: https://noticias.unb.br/125-saude/3921-universidade-oferece-apoio-psicologico-e-praticas-de-bem-estar

Texto:Serena Veloso

08mai2019 sem ttulo audreyluiza 65

Universidade dispõe de ações e serviços diversos para incentivar o cuidado e as relações saudáveis. Foto: Audrey Luiza/Secom UnB

A Universidade de Brasília tem somado esforços para promover o bem-estar e estabelecer relações saudáveis, de cuidado e de solidariedade no ambiente acadêmico. Esses são princípios que norteiam a atuação da UnB como parte da Rede Brasileira de Universidades Promotoras de Saúde (Rebraups).

Tranquilizar a mente e as emoções diante de situações de estresse, cansaço, insegurança, ansiedade e sofrimento psíquico vivenciadas dentro e fora do cotidiano acadêmico pode ser, para alguns, um desafio. No entanto, ter recursos para lidar com essas questões é ponto de partida para a superação.

Seguindo essa ideia, a articulação de estratégias no âmbito universitário tem sido um dos focos da política institucional conduzida pelo Decanato de Assuntos Comunitários (DAC) e converge em ações de acolhimento e apoio em situações de vulnerabilidade psicossocial. Decano do DAC e pesquisador da temática há 35 anos, Ileno Izídio acredita que a instituição tem avançado cada vez mais no debate sobre saúde mental. “A questão da saúde é uma obrigação do Estado. No entanto, isso não quer dizer que não possamos desenvolver ações de saúde e qualidade de vida dentro das relações da Universidade”, defende.

Estudantes, docentes e técnicos podem contar com iniciativas, serviços e boas práticas em saúde mental como suporte para enfrentar o adoecimento psíquico e os desafios da vida universitária.

>> Conheça as estruturas de acolhimento e atendimento em saúde mental disponíveis na UnB

Um dos pontos de apoio é o Centro de Atendimento e Estudos Psicológicos (Caep), vinculado ao Instituto de Psicologia (IP). O espaço presta atendimento psicológico à comunidade, além de desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão na área. O Caep conta hoje com psicólogos do quadro, profissionais voluntários e estagiários do curso de Psicologia, que encontram ali um campo prático de formação acadêmica e profissional. As atividades são supervisionadas por professores do IP.

Atualmente coordenado pelo professor Mauro Dias, o centro tem sede no campus Darcy Ribeiro, em frente à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Os agendamentos são feitos pelo telefone 3107-1680 às segundas-feiras, a partir das 8h30, enquanto houver vagas. A oferta também é aberta à comunidade externa de baixa renda. Após a marcação, o interessado é encaminhado para um primeiro acolhimento, feito às sextas-feiras. Já os atendimentos regulares acontecem de segunda à sexta-feira, das 8h às 20h. Em 2020, novas vagas serão abertas a partir de março.

Em âmbito institucional, a criação da Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária (DASU/DAC), em abril de 2019, visou consolidar estratégias e políticas institucionais voltadas à qualidade de vida na UnB. Trata-se da continuidade dos trabalhos da comissão instituída pela Reitoria em novembro de 2017 para pensar a atuação da Universidade na temática.

“A DASU foi criada para implementar a política das universidades promotoras da saúde, com três coordenações que olham para esses eixos”, conta a diretora Larissa Polejack. A DASU é responsável pelo fomento às boas práticas em saúde, com a realização de ações de prevenção, promoção e atenção psicossocial, além da articulação de redes de apoio no ambiente acadêmico.