JUBS MODALIDADES

Campanha de ouro

UnB encerra JUBs com 40 medalhas. Atleta do taekwondo conquista vaga na Universíade
Divulgação atletas

Luciana Pimenta

0424 Basquete 3 x 3O balanço da participação da UnB na edição modalidades dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBS) é para lá de positivo. Atletas da Universidade conquistaram 40 medalhas e estiveram no pódio em oito das 12 modalidades da competição encerrada no sábado (29), no ginásio do Centro Olímpico. O desempenho pode ser decisivo para a instituição voltar a receber o Troféu Eficiência, prêmio anual da Confederação Brasileira do Desporto Universitário destinado aos melhores do esporte.

Bárbara Novaes, no topo do pódio, está classificada para a Universíade 2019. Foto: Divulgação

Até o início da tarde de sexta-feira (28), a delegação da UnB já contabilizava 30 medalhas. Na reta final, karatê, taekwondo, tênis e tênis de mesa garantiram as últimas conquistas. Uma das vitórias mais celebradas foi a da lutadora de taekwondo Bárbara Novaes. Campeã da categoria até 62kg, ela garantiu vaga para a Universíade de Nápoles, em julho.

“Esperava bons resultados. Treinei com foco nessa competição”, diz a estudante de Biotecnologia, que ingressou no esporte há 16 anos e representa a Universidade desde 2014. A atleta mudou-se momentaneamente para Minas Gerais, onde se dedica ao estágio obrigatório do curso. Ainda assim, mantém a rotina de preparação para a Universíade. “Tenho treinos físicos e técnicos de segunda a sexta. No sábado, treino apenas taekwondo”, explica.

O karateca Leonardo Navarro foi outro dos destaques dos últimos momento dos jogos. No sábado, o estudante de ciências contábeis conquistou ouro na categoria kumite até 75kg e bronze no Kata. “Fiquei nervoso no começo, mas gostei bastante da experiência”, diz ele sobre a sensação na apresentação no kata. “A galera do clube [de karatê da UnB] apoiou bastante”, afirma. Essa foi a primeira vez que Leonardo representou a UnB.